Quero começar esse post dizendo: não subestime os seus sonhos, nem os sonhos de Deus para você, lute por eles! Há quase 1001 dias eu colocava na minha lista de 101 coisas que queria conhecer outro país, outro item era participar de um congresso de arquitetura, era realmente um desejo, mas eu não fazia ideia de que pouco tempo antes da meta eu conseguiria realizar e logo os dois de uma vez! 

Contarei aqui no blog, em algumas partes, a história da minha viagem à Argentina para participar de um Congresso de Arquitetura! 
Esse foi o XXXVI Encuentro e XXI Congreso ARQUISUR, organizado pela Asociación de Facultades y Escuelas de Arquitectura de Universidades Públicas del Mercosur, e aconteceu na FAUD da Universidad Nacional de San Juan UNSJ, na Argentina.
Vou começar pelo comecinho e contar o máximo de detalhes possível, me acompanha?! 

Parte da equipe reunida comemorando a exposição do painel

Em 2015 em meio a uma greve da Universidade, eu recebi uma ligação, era meu amigo Igor me convidando para desenvolver um projeto junto com uma galera interdisciplinar. A ideia era participar das audiências da prefeitura que estavam discutindo o novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano da cidade de Salvador, o PDDU, que traça diretrizes em todos os setores da capital , como transporte e habitação por exemplo, e tem impacto direto na vida da população. Há alguns anos um PDDU tinha sido elaborado e votado na calada da noite, sem nenhuma participação popular. O novo prefeito criou um slogan de participação, mas na real não convidava de fato a população para participar e muito menos os jovens, os maiores interessados no futuro da cidade. 
Nosso projeto "Ciclo de Oficinas - PDDU e eu com Isso?" foi baseado em apresentar aos estudantes do ensino médio o que é o PDDU e elaborar junto com eles propostas para apresentar a prefeitura. Tivemos o apoio constante e orientação do querido Professor Urbanista João Pena da UFBA. 

Fotos do Ciclo de Oficinas e audiências em 2015

Este ano, novamente Igor, viu a oportunidade de mostrar nosso projeto ao mundo participando do congresso ArquiSur 2017 e nos inscreveu! Para a nossa alegria fomos indicados como uma das duas equipes representantes da FAUFBA à premiação na categoria projeto de extensão! 
Recebemos então a notícia de que o painel com o nosso projeto seria exposto durante os três dias de evento lá na Argentina nesse congresso que reúne dezenas de universidades públicas do Mercosul! 
Daí foi dada a largada para uma missão... "Se nosso projeto estará lá, nós também estaremos e viveremos essa experiência"! 
E começaram as lutas para arrecadar dinheiro. Solicitamos auxílio à universidade de diversos modos, fizemos vaquinha online e circulamos um livro de ouro em vários lugares, andamos bastante, falamos bastante e de pouquinho em pouquinho conseguimos verbas para que seis membros da equipe pudessem participar do evento! Saiu até matéria em um jornal da cidade! Com muita ajuda, tanto financeira quanto de incentivo moral, conseguimos alcançar esse sonho que sonhamos juntos e pudemos viver dias incríveis ao lado de muita gente especial! 

Nosso livro de ouro e documentações para o evento

As passagens foram compradas com menos de uma semana de antecedência e com isso uma corrida foi travada pra deixar tudo organizado até o dia do embarque! Para que a viagem de avião saísse mais barata optamos por ir para Córdoba 
(a volta também teve que ser do mesmo modo e assim ficamos em Córdoba alguns dias, mas esses já são detalhes para outro post)
de lá pegamos um ônibus na rodoviária, 8 horas de viagem, até chegar em San Juan! Tivemos mais de 3 horas de atraso no vôo, pensamos que não conseguiríamos pegar o ultimo ônibus que sairia às 23hs, para garantir a chegada um dia antes do início do congresso, mas conseguimos! E chegamos bem!
Um cachorrinho muito simpático até nos fez companhia da rodoviária até o hotel! Esse foi só o início de uma incrível experiência de muito aprendizado e crescimento! 



O nosso quarto foi o localizado no terraço do hotel, um hotel simples mas de funcionários super simpáticos e acolhedores! Por ser no terraço tivemos um privilégio de uma vista linda em todo amanhecer e em todo anoitecer, pois de dia contemplávamos as montanhas e a noite admirávamos a lua! 




Me acompanha nessa aventura? Ainda tem muito mais para contar! 



P.S: As frases destacadas e clicáveis em rosa te levam para outros posts aqui no blog sobre o assunto ou para os sites oficiais como o do Congresso, por exemplo. 
P.S²: Os próximos posts terão muuito mais fotos! 

3 Comentários

Muito obrigada pela visita \0/. Participe da melodia, comente e me diga o que achou, sua opnião é SUPER importante!!!