Hoje completou uma semana que o encontro acabou. A cidade efêmera foi desmontada para se fixar apenas em nossas memórias. O EREA Salvador mostrou as cores dessa cidade e abraçou muitos sotaques. E eu tenho um prazer imenso em dizer: Eu estava lá! 


EREA, Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura, mas para a minha surpresa e alegria tinha mais de uma região ali, pude ouvir sotaques desde o Rio Grande do Sul até Tocantins, e não me canso de dizer isso. Assim que cheguei fui recepcionada pelos apoios que me ajudaram com minha bagagem ( não foi pequena, rsrsrs) e fui ao encontro de minha delegação, naquele momento vi praticamente todos pela primeira vez, com exceção de dois que conheci poucos dias antes.
Mas foi como se a gente já se conhecesse há tempos tão grande foi o entrosamento. Todo mundo se ajudou na hora de subir as barracas e encher os colchões, como bons vizinhos emprestávamos tudo que era necessário e muitas vezes era um ombro amigo, no caminho de volta da festa, na companhia das filas de banheiro, fomos ótimas companhias. 



Participei de uma vivência no subúrbio e cruzamos a cidade em 3 modais de transporte público: ônibus, trem e barco (cantamos em todos eles, pra fazer valer o posto de grupo de estudantes reunidos num transporte, rsrrsrs). Além disso andamos um monte, cansamos muito, mas foi uma delícia. Por falar em delícia, que almoço!!! Comemos no bar e restaurante de uma líder comunitária que além de nos servir uma deliciosa moqueca com pirão nos contou sua história de luta e nos apresentou sua comunidade, que tem uma das vistas mais lindas da cidade, mas que está completamente abandonada pelos poderes públicos, tendo um conjunto habitacional com obras paradas há anos por conta de desvio de verbas. 


Voltando à Cidade Fenea, como é chamado o espaço do encontro, curti a primeira balada programada e me vesti no look "É o Poder!" tentei fazer carão na foto, mas não sei se funcionou muito bom heheheh. Aproveito para fazer um combo de 3 looks: plataforma, havaianas e tênis. 




No dia seguinte morguei a maior parte do dia para descansar, participei de uma oficina e interagi bastante com minha delegação. Falando em interação ela foi o que não faltou nesse encontro, eu tratei de puxar assunto em todos os lugares que eu ia, aproveitando também que na maioria deles tinham filas, um sufoco necessário, mais de mil pessoas para usar os serviços de banheiro e almoço seria inevitável não rolar umas filinhas, mas a gente se ajeita. Nas filas de almoço e jantar nós éramos recepcionados com um abraço pelos apoios para uma melhor digestão ♥ 



Na quarta feira aconteceu o épico "bar em bar" uma festa tradicional dos encontros na qual os participantes vão para algum lugar da cidade e a organização pega as bebidas com os bares locais e circula pelas canecas. Pense aí mais de 800 pessoas andando fantasiadas pelo Pelourinho à noite num open bar! A minha delegação tratou de amarrar um pedaço bem grande de fita do Bonfim e assim criamos o nosso bloco, a intenção era não se perder e tornar a brincadeira mais divertida. E foi a nossa melhor ideia, aí lançamos o nosso bordão BORA BLOCO! e nos tornamos o bloco mais cobiçado do encontro, a galera mais agitada e beijoqueira do Bar em Bar, foi uma delícia! Se queremos mais?! Queremos siiiim, BORA BLOCOO!!! E foi assim que fiquei rouca.


Uma foto publicada por Deise (@deiseliiima) em

No dia seguinte mesmo acabada encarei uma vivência e ainda bem, porque foi maravilhosa! Visitamos um Quilombo em São Francisco do Conde, região metropolitana de Salvador, fomos em um ônibus de viagem alugado pelo encontro porque até lá foi cerca de 1:30h de viagem. Conhecemos a comunidade e sua luta com a prefeitura pelo reconhecimento, o governo quer expulsar as famílias alegando que estão poluindo o mangue para que o território possa ser utilizado para o interesse imobiliário. Já seria por si só um absurdo, mas isso é agravado pelo fato de ser de lá que as famílias tiram seu sustento, na mariscada. Um grupo de pesquisadores da Residência Universitária da UFBA ( pós graduação técnica) luta junto com eles desenvolvendo projetos para a melhoria da comunidade, o Curiar, EMAU da FAUFBA, também está fortalecendo essa construção. No dia da vivência algumas pessoas ajudaram a construir uma fossa de bananeira, projeto de uma das arquiteta da Residência Universitária. 


Em outro dia participei de uma oficina de parklet  lixando e pregando alguns paletes. Haja força nos braços, rsrrsrs. Participei também da construção da bandeira da Regional Nordeste da Fenea e tá ficando lindona, mas não conseguimos terminar no encontro. Outra oficina foi para a percepção das dimensões em habitações sociais do tipo minha casa, minha vida, trabalhamos em dupla e vimos a diferença que pode fazer apenas 50cm no projeto de uma residência. 

Teve ainda o dia em que cantei no karaokê com meu delega e outra conterrênea do tchan, e também dançamos muito no just dance com uma galera de apoio e comorg ( só quero ver as fotos)! 
E caminhando para fechar o ciclo dessa semana incrível, pude começar a realizar um sonho: praticar tecido! O maravilhoso do Gabriel maravilhoso e membro da minha delegação fez uma oficina de tecido acrobático em conjunto com duas amigas, uma delas a sua professora nessa arte. Para minha alegria eu pude voar por alguns instantes, perder medos e confiar e foi uma sensação que eu quero ter muitas vezes mais ( assim que possível farei aulas). 



A ultima festa foi um misto de euforia e nostalgia prévia, dancei muuuito como em todas as noites e já me preparei para dar tchau. A manhã do domingo foi muito corrida e nem pude me despedir de todos direito, e já era hora de voltar para a rotina, mas sem dúvidas: renovada. 
Erea Recife 2018, me espera que eu vou chegar!


Durante o encontro ouvi muito a indagação: "Você é a menina do vídeo?!" ♥ Então fiquem agora com o vídeo pós EREA, espero que vocês gostem fiz com muito carinho e pra me sentir abraçando cada um de vocês que esteve comigo lá! Viva a FENEA que faz a gente se encontrar! 

( Assiste no youtube e clica em "gostei" o joinha bonitinho) ♥ 


8 Comentários

  1. Que encontro mais perfeitooo!
    Parece ter sido muuuito divertido, as fotos ficaram maravilhosas, sem falar nos looks ne? Tu arraaasa guria!
    Amei teu cantinho e to seguindo aqui ♥
    Beeeeeeeijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiim foi muito perfeito! Muito obrigada, querida!!
      Seja bem vinda!
      Um abraço!

      Excluir
  2. Uau que encontro delicia.
    Pelas fotos deve ter sido incrível em.
    Beijos,

    http://vempracaamiga.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, foi maravilhoso! Tirei menos fotos do que gostaria, mas as que rolaram acho que transmitiram o sentimento ♥
      Um abraço!

      Excluir
  3. Encontro de estudantes é tãããão legal!
    Amei as roupas, todas lindas
    Fui em um em Salvador quando eu fazia Serviço Social o ENSS há muitos anos atrás.
    A única coisa ruim era o chuveiro gelado do alojamento na universidade o resto tudo bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muuuuito legal mesmo!!!
      Ah que massa que curtiu os looks!
      Que bacana, que conheceu Salvador ♥ Banho gelado faz parte né? rsrsr
      Um abraço!

      Excluir
  4. Que delíiiicia! Muito legal participar de um encontro desses e ter uma experiência assim! Muito legal irem conhecer o quilombo e nossa, quero aula de tecido acrobático também!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma experiência maravilhosa mesmo, Laura!
      Já quero voltar lá no quilombo!
      E quero muito aulas de tecido, vamo fazer?! hehehe
      Abraço!

      Excluir

Muito obrigada pela visita \0/. Participe da melodia, comente e me diga o que achou, sua opnião é SUPER importante!!!